Por Paulo R. Käfer e Jaqueline C. Mikulski
Cara Leitora. Caro Leitor.
Elaboramos 10 dicas, com base em nossa experiência com treinamentos empresariais, para ajudar você a realizar treinamentos fora de série e palestras memoráveis. E vamos direto ao assunto.
1. Aproveite as lições que a vida te ensinou
Ao longo da sua trajetória, você acumulou muitas histórias e experiências valiosas. E provavelmente aprendeu muitas lições com elas.
Muitas dessas histórias podem ser aproveitadas e contadas em seus treinamentos e palestras. Por uma razão muito simples: se você obteve algum aprendizado com elas, sua plateia pode aprender também. E o melhor: AS SUAS HISTÓRIAS SÃO EXCLUSIVAS.
Durante o planejamento do seu treinamento, pense em quais histórias pessoais bacanas que você vivenciou e poderia oferecer para seu público.
2. Para ser compreendido, use analogias
Você sabe muito sobre seu tema. Ok. Isso é apenas a “chuteira para entrar em campo”.
Mas a diferença que faz a diferença é se você consegue transmitir o que você sabe de uma maneira simples, clara, compreensível e lógica.
De que adianta ter muito conhecimento e não saber se comunicar com sua plateia?
Uma boa estratégia de comunicação é pensar em analogias. Elas são ótimas quando queremos ser entendidos. Por exemplo: uma teoria impossível de ser aplicada na prática é como uma escada sem degraus. Não serve para nada.
Então, que tal construir mais analogias em seus cursos e palestras?
3. Uma sacada genial vale muito mais do que um milhão de baboseiras
No mundo atual, com o excesso de informações também vem embutido o excesso de banalidades, repetições, ideias cheirando a mofo e conceitos empoeirados.
Precisamos de ideias novas, de sacadas originais e que de fato sejam viáveis de serem colocadas em ação.
É aí que você pode se diferenciar e se destacar em seus treinamentos e palestras: criando algo incrivelmente novo e genial.
Que tal reservar um tempinho do seu dia para acessar sua imaginação? Tipo uma meia hora, por exemplo. Esse seria o seu “momento criativo”.
4. Cuidado com o excesso de informações
Facilitadores e Trainers, se quiserem ter alta performance, não podem se dar ao luxo de pecar pelo excesso em seus treinamentos.
Muitos slides e um volume muito grande de informação pode cansar a plateia, mesmo que você seja um excelente e carismático comunicador.
Na hora do planejamento, priorize, se questionando:
# O que é absolutamente essencial e relevante?
# O que as pessoas precisam saber/aprender?
# Que conteúdo é dispensável?
5. Impulsione a aprendizagem através de atividades práticas
Sabe quando a gente aprende algo, de fato? Quando praticamos. A prática impulsiona a maestria.
De acordo com Albert Einstein: “aprendizagem é experiência, todo o resto é informação”.
Em seus treinamentos, não fique só no blá, blá, blá. Proponha atividades práticas. Elas são poderosas, porque fazem o participante vivenciar e testar o conteúdo teórico. Assim ele faz reflexões e pode melhorar a si mesmo e seu desempenho.
Mas fique atento: uma boa atividade precisa fazer sentido para os participantes e ter conexão com o tema do seu treinamento.
Você sabia que a gente tem um E-BOOK especialmente feito para Facilitadores e Instrutores e Trainers com 50 atividades para treinamento? E como bônus, você ainda ganha 50 histórias altamente selecionadas.
Clique aqui para conhecer o ebook AS 50 MELHORES ATIVIDADES PARA TREINAMENTO.
6. Explique, mas exemplifique
Uma boa explicação sobre um assunto nunca é completa sem exemplos. Sabe por que? A plateia precisa de um contexto para compreender melhor o que você está transmitindo.
Um exemplo ajuda as pessoas a internalizarem as informações, porque elas conseguem visualizar com mais clareza o que você quer dizer.
Então… Para cada tópico, forneça um exemplo simples, claro e interessante para ajudar sua plateia a entender melhor suas ideias.
7. Construa um bom roteiro
Que sensação boa aquela de estar assistindo um filme realmente inspirador e interessante, com uma trama envolvente, dinâmica e bem contada.
Nesse sentido, o seu treinamento oferece essa sensação ao seu público? A sua palestra se parece com um bom filme?
E a grande sacada para você ter um “treinamento Hollywoodiano” é pensar não apenas como Instrutor, mas também como roteirista.
Então que tal elaborar um início surpreendente, intrigante e que gere curiosidade na plateia?
E durante o treinamento pense em construir momentos vibrantes e dinâmicos fazendo com que sua audiência permaneça ligada o tempo todo nas suas ideias e ensinamentos. Uma boa estratégia é relacionar o seu conteúdo com as “cenas” do cotidiano.
E claro, prepare um grand finale digno de Oscar, com uma mensagem absolutamente memorável.
8. Domine completamente o seu tema
Jamais fale sobre tópicos pelos quais você pouco entende. Não adianta ler um livro, fazer alguns slides e sair por aí palestrando!
Você certamente quer ser RESPEITADO e VALORIZADO. Portanto estude muito, faça muitas pesquisas, frequente os melhores cursos, leia os melhores livros que abordam seu tópico.
Ou seja, cerque-se das melhores informações possíveis. Dessa forma você se sentirá SEGURO e transmitirá CREDIBILIDADE e CONFIANÇA na hora da apresentação.
E ainda: é fundamental que o assunto do seu treinamento esteja diretamente conectado com sua expertise.
Você provavelmente terá boa performance se gosta e compreende bem o tema e vivencia o que ensina!
9. Proporcione surpresas positivas
Se há algo cansativo em treinamentos empresariais e palestras é a previsibilidade. Então fuja dos velhos e batidos clichês ou daquelas historietas que a maioria já conhece.
Ofereça algo novo à sua plateia. Apresente a mensagem de um jeito diferente, singular, inusitado.
Cause algum tipo de surpresa positiva. O que já é esperado cansa. O inesperado é mais empolgante.
O inesperado mantém as pessoas interessadas, desperta a atenção e gera curiosidade. Uma genuína história pessoal, um exemplo inspirador, uma atividade prática original, uma pergunta absolutamente desconcertante que promova boas reflexões ou até mesmo um material adicional, um bônus, um algo a mais que a plateia não espera.
O que é previsível gera tédio. Opte pelo inusitado em seus treinamentos. E lembre-se: clichê espanta. Uma boa surpresa encanta.
10. Quem conta um conto, aumenta… A atenção da plateia
Dê um brilho à sua exposição com boas histórias. Boas histórias podem ajudar a tornar o treinamento mais atrativo desde que ela esteja relacionada ao tema e seja relevante para a plateia.
Se bem selecionadas, as histórias são excelentes para a aprendizagem, porque são modos indiretos de transmitir ensinamentos. Grandes mestres ensinavam por intermédio de parábolas…
E poucas coisas são tão poderosas para fisgar a atenção das pessoas como uma boa história. E ela traz bastante vitalidade ao treinamento, um fôlego extra.
A inserção de uma história no treinamento pode trazer mais leveza a um tema muito “árido” e se bem contada ela pode ter o poder de tocar o coração das pessoas ajudando-as a compreender um ensinamento e assimilar mais facilmente um tema.
Grande abraço, sucesso em seus treinamentos e palestras e até o próximo texto!
Paulo R. Käfer e Jaqueline C. Mikulski
Você já conhece nosso E-book Gestão do tempo em treinamentos?
Estratégias de preparação e condução para não ter que correr contra o relógio em cursos, aulas e treinamentos.
Todos os textos do blog possuem direitos autorais. Cópia proibida.
muito bom parabéns
Dicas muito valiosas. Muito obrigada por dividi-las. Sempre digo, que toda vez que dividimos, estamos somando. Parabéns
Ótimo e inspirador texto.
Nós leva a buscar a excelência no que fazemos ,seja treinamento ou palestra. Grato por compartilhar.
Paulo e Jak, que saudades de vocês! Aprendi tanto e levo e compartilho todo o aprendizado .
Recomendo muito para que as pessoas coloquem na sua agenda , estarem com voces, pois só enriquece a performance e soma no conhecimento de Treinadores e Multiplicadores. Um forte abraço e Sucesso Sempre.