Por Paulo R. Käfer*
De modo geral, as pessoas querem colocar mais felicidade e realização em suas vidas. E uma das melhores formas que eu conheço é através de nossas atividades profissionais.
A nossa carreira é a nossa jornada de contribuição para um mundo melhor. E para deixar uma impressão positiva por onde passarmos, para sermos bem sucedidos, reconhecidos e valorizados no trabalho, precisamos compreender alguns princípios e adotar uma perspectiva ampla.
Compartilho com você três desses princípios. Eles podem ser muito úteis para “turbinar” sua carreira, aumentar sua valorização profissional e elevar seu nível de felicidade.
Contribuir primeiro, receber depois.
Queremos conquistar nossas metas e realizar nossos sonhos. Isso é perfeitamente natural e faz parte da vida. Durante a jornada, no entanto se quisermos só receber e se não estivermos dispostos a contribuir, acabamos ficando mais distantes de alcançar nossos objetivos pessoais. Segundo Winston Churchill: “Ganhamos a vida através do que recebemos. Fazemos uma vida através do que damos”.
Parece que a matemática da vida profissional está amparada no dar e receber. Quem contribui mais, recebe mais. Quem só dá se recebe algo, ganha menos. E quem só quer receber, pouco ou nada ganha.
Na era da colaboração, o valor de um profissional é diretamente proporcional à sua contribuição e a chance dele ser promovido aumenta. No caso de um empreendedor, a lógica é a mesma: quanto mais contribui para o planeta, mais sua marca valoriza no mercado.
Como tudo na vida, esse senso de contribuição requer treino. Uma boa dica seria substituir a pergunta: “o que eu ganho com isso?” por “como eu posso ajudar”?
Lembrando: para que nossa contribuição seja genuína, ela precisa vir do coração. As pessoas captam nossa intenção pura e nos valorizam como profissionais e seres humanos. E muito provavelmente elas retribuirão de alguma forma, como por exemplo, indicando novos clientes. É a reciprocidade atuando. De qualquer maneira, é bom ajudar, servir e ser útil sem a expectativa de receber algo em troca.
Eu acredito que o senso de contribuição é tão poderoso que espanta até o tédio e qualquer possibilidade de vazio existencial.
Foco nos resultados, não no movimento.
Imagine a seguinte cena em um departamento de uma empresa: pessoas correndo de um lado para o outro, fazendo barulho, abrindo gavetas, empilhando papeis, falando alto e abrindo a caixa de e-mails.
Elas estão criando movimentação e agitação. Mas estão produzindo? Estão entregando resultados?
O fato é que há uma diferença gritante entre entregar resultados e movimentar-se. Às vezes, como estamos “no trabalho” pensamos que estamos produzindo. É muito importante priorizar as ações mais relevantes, focar na meta que estipulamos e nos perguntarmos frequentemente: estou sendo realmente relevante e produtivo?
Sem foco nos resultados, seremos presas fáceis das distrações irrelevantes e ficaremos apenas nos movimentando e girando em círculos. Parece óbvio, mas não custa lembrar: quem entrega mais resultados é mais valorizado!
Há muitos anos atrás, eu estava conduzindo um Workshop em uma Empresa e lancei uma pergunta aos participantes:
– Quando você é competente e consegue resultados excelentes?
Houve um silêncio na plateia, e logo após um breve “zum zum zum” veio a resposta de um participante com a linguagem corporal de determinação:
– “Quando eu quero”!
Querer, no meu entendimento, é chave para conquistar algo, atingir uma meta, realizar um sonho e produzir resultados. Se não sabemos, é o querer que nos leva ao aprendizado. Se não temos habilidade suficiente, é o querer que nos inspira a praticar. O querer é como uma mola que nos faz saltar para longe da mediocridade. O querer nos impulsiona a ir além do que a gente acha que é capaz. Sem o querer ficamos girando em círculos, só criamos movimento e nada acontece. Com ele, entramos na trilha da excelência e da alta performance.
Mais soluções, menos reclamações.
Parece que o ser humano tem uma tendência à reclamação. Mas paradoxalmente não nos damos conta que ela nos impede de avançar. Sinceramente, as pessoas mais felizes, mais prósperas e mais carismáticas que eu conheço raramente reclamam. Claro, elas estão ocupadas tentando encontrar soluções.
Para que sejamos valorizados como profissionais, precisamos nos esforçar para não ficar choramingando pelos cantos, alimentando a “cultura do coitadinho”.
Pense comigo: que tipo de resultados você acha que alguém que só reclama ou critica tudo vai alcançar? Essa pessoa vai melhorar o sistema ou salvar o planeta? Ela vai ficar mais feliz quando está reclamando?
A reclamação espanta a felicidade. Não conheço ninguém que quando reclama se sente feliz. Claro que ficamos insatisfeitos com algumas coisas e aborrecidos com outras. É natural! Mas reclamar pouco ajuda. É muito mais útil pensar em soluções e ideias que possam ser colocadas em prática. E para ter insights a mente precisa estar limpa, livre e serena. Ao reclamar, automaticamente nos distanciamos das soluções e das ideias.
Penso que o sucesso e a valorização profissional estejam mais ligados à mentalidade, à forma de pensar e à visão de mundo das pessoas do que propriamente ao talento delas. Claro que o talento é importante, mas de que adianta a pessoa ser muito talentosa se ela for desprovida de senso de contribuição, não põe foco em resultados e tem o hábito de reclamar?
Uma das maiores fontes de felicidade e realização que conheço é um trabalho feito com amor e dedicação. Quem contribuir com as pessoas e com o planeta, conectar-se com resultados e fornecer ideias aplicáveis será mais valorizado. A nossa própria evolução e a nossa felicidade dependem muito desses três princípios.
Grande abraço, paz na mente e até o próximo texto.
Paulo R. Käfer
Instrutor da Formação de Multiplicadores – Facilitador Coach © com várias turmas realizadas pela MKaPlus, empresa especializada em ajudar instrutores e facilitadores a terem alta performance e realizarem treinamentos fantásticos.
Todos os textos do blog possuem direitos autorais. Cópia proibida.
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Excelente artigo e por coincidência vou aproveitar a essência no próximo Treinamento com os colaboradores.
Que bom que tem gente boa repartindo coisa boa!!!!!!!!!!!!!!!!
Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!
Obrigado pelas palavras, Rita.
Excelente dica para quem realmente é comprometido com o que faz.
E deseja obter resultados positivos no trabalho, em qualquer funçao que exerça.
Obrigado, Maria de Loures. E realmente: comprometimento é um pilar muito importante quando o objetivo é alcançar a excelência no trabalho.