Por Paulo R. Käfer
Cara Leitora. Caro Leitor.
Alguns dias atrás eu estava com vontade de comer pão de queijo. Saí para comprar. Quando chegou a minha vez de ser atendido, não tinha mais pão de queijo. Uma senhora carismática me disse com empolgação típica daquelas pessoas que adoram seu trabalho:
– Eu acho que está quase saindo uma nova fornada. Você me dá alguns segundinhos, que vou verificar?
Não demorou muito e ela retornou com uma bandeja cheia de pães de queijo, um sorriso no rosto, um brilho no olhar e disse com entusiasmo:
– Eles estão quentinhos e saborosos. Quantos você vai querer?
Essa funcionária foi muito além de um atendimento indiferente e padronizado. Ela parece se importar genuinamente com os clientes. Dessa forma, transmitiu uma “mensagem” positiva.
Além do conteúdo!
Se você conduz Treinamentos, realiza apresentações corporativas ou faz reuniões com sua equipe, certamente você quer gerar um impacto positivo, deixar os participantes inspirados, engajados e promover mudança.
Mas se as pessoas que compõe a plateia não saírem com a disposição de reformular sua maneira de pensar, de ampliar suas perspectivas e mudar algo no campo prático do cotidiano, provavelmente o evento não terá impacto duradouro.
Instrutores extraordinários e líderes inspiradores não se preocupam apenas com o conteúdo a ser transmitido. Eles também consideram o efeito que sua mensagem produz no mundo.
Nesse sentido, eu pergunto: como sua mensagem ressoa no Universo? De que jeito seus ensinamentos reverberam no campo social? A sua palestra faz com que o mundo se torne um lugar melhor? Você traz à tona o melhor das pessoas em suas reuniões?
De uma forma ou outra, somos todos “mensageiros”. Em nossa passagem pela existência, transmitimos ideias e comunicamos algo com palavras, gestos e ações. Essencialmente cada pessoa, através do exemplo de vida é um mensageiro! Disse Mahatma Gandhi de forma simples e poderosa: “Minha vida é minha mensagem”.
E as palavras não são neutras. A forma de falar também não. Por isso educadores empresariais e líderes precisam, além de prepararem muito bem “o que” vão dizer, também precisam pensar no “como” vão dizer. E principalmente: no impacto que suas ideias terão no sistema.
Afinal de contas, uma excelente ideia mal comunicada não tem tanta força. Mas uma boa ideia transmitida de maneira adequada talvez tenha o poder de mudar o mundo.
Precisamos de líderes de um novo tempo: mensageiros que despertem o que há de melhor no ser humano!
Você sabe para onde está indo?
Treinadores empresariais, gestores e multiplicadores do conhecimento precisam muito mais do que palavras de incentivo, slides bonitos ou frases motivacionais. Eles precisam ter uma visão clara do “por que” estão facilitando um processo de aprendizagem.
Sem esse entendimento, muito tempo pode ser perdido, tanto planejando quanto realizando um treinamento.
Como disse o filósofo Romano Sêneca: “Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir”.
Realizar um treinamento ou uma reunião sem saber ao certo qual a razão? Talvez seja melhor nem começar.
Antes de dar o primeiro passo rumo ao planejamento, pergunte-se: afinal de contas, qual é o real propósito do meu treinamento? Conscientizar os treinandos sobre algo? Ajudá-los a realizar algum tipo ação benéfica? Incentivá-los a usarem suas potencialidades?
Que impacto sua mensagem tem no sistema?
Quando temos a oportunidade de conduzir um treinamento, realizar uma apresentação empresarial ou mediar uma reunião, precisamos pensar de forma ampla e sistêmica, no impacto que os mesmos geram no sistema.
Nesse sentido alcançaremos o verdadeiro êxito, quando nosso treinamento proporcionar um efeito positivo tanto na eficiência da Organização como um todo, mas principalmente na ampliação de mentalidade dos participantes.
Suas ideias inspiram as pessoas a se engajarem nas boas ações? Sua abordagem tira as pessoas da zona de conforto? Ela ajuda as pessoas a pensarem por si mesmas? Ela promove felicidade e bem-estar? Contribui para a edificação de um mundo mais humano?
Você está se tornando apenas um profissional habilidoso?
Nas palavras de Ralph Waldo Emerson: “O que você é fala tão alto, que não consigo ouvir o que você está dizendo”.
Nesse sentido, é preciso concentrar a atenção não apenas nos temas, na metodologia e nas habilidades técnicas, mas investir no próprio aperfeiçoamento como ser humano também. O exemplo e as atitudes comunicam mais do qualquer outra coisa. Simples assim.
Viver é uma oportunidade preciosa para desenvolvermos qualidades elevadas como paciência, visão sistêmica, generosidade, sabedoria e serenidade.
Seria muito auspicioso e apropriado se todos que trabalhassem com gente compreendessem isso antes mesmo de “entrar em cena”.
Em quase 12 anos trabalhando com treinamentos empresariais aprendi que antes de nos tornarmos excelentes Instrutores, precisamos nos tornar excelentes pessoas para o mundo.
Disse muito bem, Martin Luther King: “Não há nada mais trágico neste mundo do que saber o que é certo e não fazê-lo. Que tal mudarmos o mundo começando por nós mesmos”?
Nesse sentido, o que você está fazendo para se tornar uma pessoa melhor? Quanto mais você evolui como ser humano, mais transformações positivas promove com suas ideias e mensagens. E claro, mais inspirador se torna!
Que tal colocar foco na melhor pessoa que você pode ser? Isso provavelmente causará efeito positivo em seus treinamentos e reuniões, e quem sabe, reverberar por todo Universo.
Espero ter contribuído de alguma forma com essas reflexões. Agradeço sinceramente a sua visita aqui no blog, grande abraço, paz na mente e até o próximo texto.
Paulo R. Käfer
Diretor e Facilitador da MKaPlus, empresa especializada em ajudar instrutores e facilitadores a terem alta performance e realizarem treinamentos fantásticos. Tem mais de 11 anos de experiências em treinamentos empresariais e é Instrutor da Formação de Multiplicadores – Facilitador Coach ©, com dezenas de turmas realizadas pelo Brasil.
Mais sobre Paulo.
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Muito se ouve “falar é fácil”.
Sabendo-se que, na comunicação completa precisa receber bem e emitir bem, significa que a mensagem deve ser “tocante”.
Exemplificando:
No mundo do futebol, costumamos dizer que, “treino é treino, jogo é jogo”.
No mundo artístico, costumamos ouvir que, mesmo com muita experiência, é saudável sentir “um frio na barriga” quando entra em ação.
Agregando valor ao tema postado, no primeiro exemplo, devemos, após os eventos, reuniões treinamentos, acompanhar o desenvolvimento do colaborador e avaliar seu auto estima, sua produtividade e a qualidade do trabalho.
No segundo exemplo, observar a maneira como realiza as tarefas ou seja se realiza com disposição e prazer, conforme determina a missão e visão da empresa.
Ao fazer analogia do tema em questão, no primeiro exemplo, quero destacar o técnico ou a liderança, pela mensagem entendida: Sistema tático, entrosamento da equipe e motivação, porém, no segundo exemplo ao comparar com artista, quero destacar a capacidade da liderança de evitar a zona de conforto dos colaboradores, em motivá los a enxergar cada dia como dia especial, que, mesmo antigo de casa, ainda tenham motivação de novato, sempre afim de fazer o melhor, por entender e fixar missão, valores e seu verdadeiro papel na organização e no mundo.
Excelente contribuição, com boas analogias e exemplos.
Realmente, acompanhamento da evolução dos participantes pós-treinamento ou reunião é super importante.
Obrigado pelo comentário, José.
Sucesso.
Acho fundamental que como facilitadores, a gente pense no “efeito” de nossas mensagens.
Isso nos dá uma noção da responsabilidade que temos. Após a mensagem ser transmitida, o que as pessoas sentem, dizem e fazem?
Educar nossa mente e nosso coração e transmitir informações de forma serena, fará toda a diferença para que o efeito seja benéfico.
Excelente texto! Ótima reflexão!
Esse é um dos trabalhos de quem sem propõe a trabalhar com desenvolvimento humano: alcançar a serenidade, educando mente e coração todos o dias, ad infinitum…
É uma honra trabalhar ao teu lado, esses anos todos.
Valeu mesmo.
Responsabilidade é tudo que sai de nós e bate no outro. Deve ser levado muito à sério portanto!
Por isso é tão forte o que devemos externar, seja com palavras ou atitudes!
Delícia colecionar pessoas que nos marcaram! Que possamos ser uma delas também…
Abraço Paulo
Ao usarmos as palavras com sabedoria e cultivarmos atitudes conscientes, transformações positivas provavelmente acontecerão.
Rita, gratidão por acompanhar o blog da MKaPlus.
Abraço e muito sucesso em seus treinamentos.
Gostei muito do artigo, muitas vezes no nosso dia a dia, corremos o risco de cair no esquecimento, de ter a preocupação de como nossas mensagens estão chegando até nossos treinandos, risco esse que se agrava se não tivermos essa percepção, todas as mensagens tem PODER, sobre o outro, sendo que muitas vezes esse outro se molda através de mim e de muitos outros. PARABÉNS PELO ARTIGO.
De fato, se as mensagens são “poderosas” e influenciam pessoas é necessário um cuidado todo especial na hora de comunicá-las. Ter essa percepção é crucial.
Muito obrigado pelo comentário, Roseli.
Olá,com certeza esse artigo merece,ser muito divulgado,aprendi com mais 1.100 palestras,humilde,simplicidade e educação,tem muito espaço em qualquer lugar,Abraços Palestrante Flávio Peralta.
Olá Flávio.
Com certeza, esses três elementos que você cita são fundamentais para um carreira sustentável e até mesmo para gerar conexão com a plateia.
Sucesso em suas palestras.
Abraço.
Boa tarde!
Ótimo artigo, parabéns pela abordagem e preocupação em alertar a todos aqueles que com sua capacidade intelectual são responsáveis por treinar, instruir e capacitar pessoas.
Como professor universitário e facilitador de treinamentos tenho sempre a preocupação da boa comunicação, saber o que falar, saber ouvir e receber de todos um feedback.
Acredito que todos aqueles que têm a missão de transmitir uma mensagem, um ensinamento, um treinamento ou até um conselho devem ter muito cuidado pois são responsáveis por transformar pessoas; um bom aluno, um treinando capacitado, um bom profissional; e acima de tudo um CIDADÂO.
Parabéns e forte abraço!