Por Paulo R. Käfer e Jaqueline C. Mikulski*
Heráclito já dizia: “a única coisa permanente é a mudança”. Vivemos em um mundo mutante e para termos sucesso é preciso mudar e produzir mudanças.
Você conhece alguém ou uma empresa que não muda nada e faz sucesso?
É aí que entra o Multiplicador de Treinamentos: um agente catalisador de transformações individuais e empresariais.
O Multiplicador é uma pessoa chave na empresa que detém um conhecimento específico sobre um processo, um modelo, uma ferramenta, uma forma de gerir pessoas e mudanças – ou qualquer conhecimento que seja importante para a empresa – e que tem condições de replicar esse conhecimento a outras pessoas por intermédio de cursos e reuniões internas.
Também chamado de Multiplicador de Treinamento, Multiplicador Interno, Instrutor Interno, entre outras nomenclaturas, é o profissional que possui a incumbência de Multiplicar conhecimentos ou promover mudanças para agilizar a aprendizagem organizacional.
As empresas são dinâmicas e precisam o tempo todo, equilibrar a continuidade daquilo que funciona e mudar aquilo que não funciona tão bem.
O Multiplicador tem o papel de propagar os conhecimentos necessários para essa continuidade e os conhecimentos necessários para promover a mudança.
Isso inclui contribuir para o desenvolvimento de outras pessoas para fazer aquilo que o Multiplicador sabe fazer bem.
Treinar sobre como fazer é fácil e até simples. O grande desafio é transcender a aprendizagem e instigar as pessoas a colocar em prática o que foi aprendido.
Conhecer os processos e ser especialista em sua área de atuação não é o suficiente para ser um Excelente Multiplicador.
É necessário conhecer sobre gente e relacionamentos, sobre comunicação e como adequar a linguagem ao público que está sendo treinado e entender sobre métodos de aprendizagem e os princípios de aprendizagem de adultos, a tão falada andragogia.
Por falar nisso, você já baixou nosso elogiado e-book? É grátis. Clique aqui.
Desenvolver pessoas é a perfeita harmonia entre arte e ciência. É a arte de se fazer entender e vender o sonho às pessoas para que elas depois de comprá-lo, possam ir em busca desse sonho e ajudar a empresa a alcançar sua visão.
Um Facilitador extraordinário é como um vendedor de sonhos, um mago das boas ideias. Um verdadeiro “jardineiro” da mudança.
O mundo empresarial se tornou muito cartesiano (leia-se chato mesmo). O lado esquerdo do cérebro ficou muito em evidência, embora muito necessário. Mas para inovar precisamos também do lado direito do cérebro. Precisamos de um equilíbrio, introduzindo arte e ciência para atingir os objetivos pretendidos.
Recursos e sistemas são importantes. Mas as aspirações das pessoas também. E muito. Ao entrar em sala de treinamento, o Instrutor deve levar em conta, as expectativas, motivações e esperanças dos treinandos. Isso requer sensibilidade e intuição por parte dos Multiplicadores que vai além da capacidade de transmitir informações.
As empresas não são objetos sólidos e fixos. São sistemas vivos e uma das metáforas que melhor se encaixa no papel do Multiplicador é a do “jardineiro” da mudança: que espalha as “boas e positivas sementes” nas empresas e no mundo e as cultiva, regando-as gradativamente até que chega o momento da colheita.
Grande abraço, paz na mente e até o próximo texto.
* Paulo R. Käfer e Jaqueline C. Mikulski são Diretores da MKaPlus, Experts em Formação de Multiplicadores e Facilitadores e possuem vasta experiência em treinamentos empresariais.
Todos os textos do blog possuem direitos autorais. Cópia proibida.
Prezados, Paulo e Jaqueline
O conteúdo do texto traz informações chave para a promoção dos treinamentos nas organizações. Acompanhar este modelo é essencial para a sustentabilidade das empresas e dos seus respectivos colaboradores.
Agradeço a oportunidade de compartilhar com vocês.
Um abraço!
Joelma
Olá Joelma.
Que bom que o texto foi útil pra você.
Continue compartilhando suas impressões e ideias!
Abraço!
Ola pessoal tudo bem.
Obviamente o que foi dito no texto é a pura realidade que vivemos, e temos que nos tornar um grande jardineiro da mudança.
Fico vendo que o treinamento é um dos passos mais importante dentro das industrias e claro envolvendo o lado de gestão de pessoas.
Obrigado pelas informações.
abraço…
Excelente texto.