Por Jaqueline C. Mikulski
Se você assumiu o desafio de desenvolver pessoas, com certeza deve estar se perguntando como planejar um treinamento. Assim como os melhores diretores de cinema possuem um roteiro para se basear e então começar as filmagens, um treinamento também precisa de um plano para ser executado.
Planejar é pensar nos passos a seguir para atingir os objetivos. E a reflexão através de perguntas é uma forma efetiva de pensar na execução de um treinamento.
Eis algumas perguntas a serem feitas antes do treinamento:
Quem vai participar do treinamento?
Qual o objetivo principal do treinamento?
Qual o tema central?
O que quero que os treinandos aprendam?
Qual o tempo disponível?
Que mensagem quero passar?
Respondidas essas perguntas, podemos partir para o “como”:
Que métodos ou técnicas vou utilizar para atingir os objetivos?
Quais recursos serão necessários?
Que vídeos, histórias e atividades poderei utilizar de acordo com o tema, tempo disponível e perfil do público?
Depois de responder a essas perguntas é hora de fazer o esboço do plano. O ideal é fazer esse esboço num papel em branco escrito à mão. É mais efetivo.
Ir direto para o computador para esboçar o plano, nos tira do momento presente, corta nossa linha de raciocínio, às vezes tolhe nossa criatividade e o computador nos oferece uma série de distrações.
Papel e caneta à mão e vamos lá!
É necessário pensar no início, meio e fim do treinamento, bem como na inserção das atividades. Ah! E lembre-se de fazer um planejamento do tempo para cada item do plano, sempre com sobra. E acredite: sempre vai faltar tempo!
Excelentes treinamentos!
Jaqueline C. Mikulski é Facilitadora Coach na MKaPlus.
Todos os direitos reservados | cópia proibida.
Gostou desse texto? Achou relevante? Então que tal se cadastrar abaixo para receber nossa newsletter?
Bom dia!
Excelente estratégia de racionalização sobre os treinamentos a serem realizados.
Existe alguma estratégia para conseguirmos envolver os lideres no papel de educador, já que o grande segredo está na aplicação do treino e o seu acompanhamento.
Grata
Neide
Olá Neide.
Obrigada pelo comentário!
O envolvimento de líderes como educadores envolve uma série de ações de longo prazo que devem levar em conta a cultura da empresa. E muitas vezes, para evoluir é necessário uma mudança de cultura… Um ponto importante é pensar na capacitação desses líderes por intermédio de educação continuada principalmente nas áreas comportamentais.
Tem um outro artigo aqui no blog que complementa sua pergunta: Como engajar os colaboradores nos treinamentos empresariais: http://www.mkaplus.com.br/blog/multiplicadores-e-facilitadores-de-treinamento/como-engajar-os-colaboradores-nos-treinamentos-empresariais-2
Grande abraço!
Sou facilitador em diversos treinamentos, principalmente de liderança a 5 anos e pratico esses passos mencionados no artigo que sao importantissimos, o foco do treinamento é o público que precisa entender aonde precisam chegar e a estrutura do treinamento sendo perfeitamente organizada, vai ajuda-los a receber as informações, processar e agir. Rodrigo Texeira
Olá Rodrigo.
Planejar é fundamental para nos prepararmos bem para os treinamentos.
Obrigada por participar.
Um abraço!
Obrigada jaqueline pelas preciosas informaçoes , elas sao muito importantes para todos em varios sentidos.Atenciosamente
Olá Lucia.
Obrigada por nos acompanhar!
Um abraço!
Excelente matéria Jaqueline. Não podemos atingir nossas metas sem um bom planejamento. Grato pelo acesso a tantos conhecimentos.
Um abraço!
Gilberto Nascimento