Por Paulo R. Käfer e Jaqueline C. Mikulski
Uma questão absolutamente primordial a ser pensada atualmente, principalmente no cenário empresarial é a aprendizagem. Uma empresa só vai para a frente se as pessoas que fazem parte dela estão aprendendo e evoluindo. Continuamente.
Qual a finalidade de se ter um “mundo” de informações fragmentadas a nosso dispor se não estamos efetivamente, aprendendo, desaprendendo e reaprendendo? De que adianta participar de um curso, se não há compromisso com a mudança pessoal e organizacional?
Uma Organização só se destaca no mercado em que atua se for capaz de criar diferenciais inovadores que provém de equipes que aprendem, já que o estoque de criatividade está na cabeça das pessoas e não em estruturas e equipamentos.
Nesse sentido, a educação empresarial precisa ser estratégica e jamais, em tempo algum, protocolar. Se for assim, acreditamos que é melhor nem fazer! Um treinamento para ser efetivo, precisa ser empolgante, inspirador e muito bem estruturado para que haja transformação.
Nesse contexto, é preciso repensar o papel do Instrutor de treinamentos. Numa era permeada pelo excesso informações, é necessário que os educadores empresariais passem a atuar menos na transmissão de conteúdo e mais como Facilitadores do processo de aprendizagem. Evidentemente isso requer uma ampliação de mindset por parte dos multiplicadores do conhecimento e agentes da educação corporativa.
Como costumamos dizer na Formação de Multiplicadores: não cabe ao Facilitador somente ensinar e repassar informações. Sua verdadeira função é despertar no treinando a paixão por aprender. E nesse sentido, importar-se genuinamente com a evolução do aluno é um dos melhores fatores que impulsiona a aprendizagem.
É aí que entra o Facilitador Coach: ele tem a incumbência de ativar potencialidades que já estão presentes nos participantes através de uma abordagem andragógica e humanista. Ou seja, mais centrada na pessoa e menos no programa do curso.
E antes de aprender técnicas, métodos e ferramentas complexas, o Facilitador Coach precisa saber conversar. Parece simples, mas não é. Ouvir com presença, demonstrar interesse genuíno pelas pessoas, perguntar e esperar a resposta, fazer pausas para reflexões conscientes, evitar julgamentos e manter o foco do treinamento no propósito de mudança.
Então a grande missão dos Instrutores de treinamento que estão conectados com as novas realidades é facilitar o processo de aprendizagem e promover um ambiente propício para que ela ocorra, que integre arte, ciência e sabedoria milenar.
O mais notável resultado de um treinamento conduzido por um Facilitador Coach é ampliação de visão dos participantes. É quando houve transformação e pode-se perfeitamente notar o salto quântico da consciência.
Parece desafiador? E é! Mas podemos começar saindo da posição de “vou ensinar” para “o que vamos aprender?”. Uma boa ideia é pensar menos em teorias desconectadas da realidade dos alunos e mais em possibilidades. E boas perguntas com tempo adequado para reflexão somado a atividades em grupo são ótimas estratégias para ampliar horizontes e elevar o potencial humano.
Então, um convite a todos os agentes da educação corporativa: vamos atuar de forma Socrática, Andragógica e Sistêmica para ajudar nossos treinandos a aprender a aprender, porque no final das contas: a resposta está dentro de cada um.
Paulo R. Käfer e Jaqueline C. Mikulski
Criadores do inovador e exclusivo método dos 4 passos do Facilitador Coach © e Treinadores Empresariais da MKaPlus, com mais de 11 anos de experiência em Treinamento e Desenvolvimento.
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Olá Paulo? Olá Jaqueline?
O tema em discussão é muito interessante, pois em minha visão, o facilitador coach tem como função fazer a ponte entre o saber e o que fazer com esse saber, pois aproveitar o que o colaborador já tem de experiência e mostrar que pode ser compartilhada e/ou transformada, fará com que ele se perceba como profissional e busque melhorar cada vez mais.
Muito bacana.
Um abraço.
Jaqueline e Paulo
Todas as informações que vocês transferem eu tenho acolhido e agradecido a Deus por ter determinado esta missão para vocês a propagarem o saber. Eu ainda não tenho condições financeiras para estar com vocês, mas já faz parte da minha meta, enquanto isso, agradeço toda a atenção e dedicação pessoal e profissional de vocês. Quando chegar o meu momento de estar próximo a vocês, já terei uma base estruturada, considero isto um preparo para tudo de bom que virá a seguir.
Um forte abraço!
Joelma
Olá Joelma.
Obrigada pelas palavras!
E continue nos acompanhando.
Um grande abraço!
Prezados,
A experiência profissional que tenho aliada a aprendizagem que este curso oferece é na verdade o que tenho buscado. No momento não disponho de condições em fazê-lo, mas faz parte de meus planos futuros.