Por Paulo R. Käfer*
Mais do que conduzir um bom treinamento ou fazer uma apresentação primorosa, o Instrutor focado em resultados espera que as pessoas prestem atenção e coloquem em prática aquilo que aprenderam.
Para que isso aconteça, os participantes precisam se engajar no treinamento. Se eles não estiverem conectados com o curso, como aprenderão?
Instrutores experientes, com visão estratégica sabem da importância de tornar o treinamento bem atrativo aos olhos dos participantes, para que haja maior aprendizagem.
Lembrando que o objetivo não é tornar o treinamento mais interessante por si só. A ideia é mais abrangente que isso. Veja essa sequência:
Treinamento atrativo gera atenção e interesse das pessoas que gera envolvimento e participação ativa que gera aprendizagem que gera vontade de aplicar que gera bons resultados individuais e organizacionais.
Assim todos ganham: Instrutor, alunos e empresa. Nesse sentido, preparei três dicas para deixar os treinamentos mais interessantes e consequentemente, mais efetivos. Vamos a elas.
Mostrar a utilidade e falar dos benefícios
Nem sempre os participantes farão a conexão entre o conteúdo do treinamento e a importância dele para o seu cotidiano pessoal ou profissional.
Uma das melhores e mais eficazes estratégias para deixar um treinamento mais atrativo e ganhar a atenção das pessoas é pura e simplesmente mostrar de modo franco, claro e sincero, como o treinamento será útil para elas.
Evidentemente, isso precisa ser feito logo no início, acoplado à introdução, comunicando as vantagens e os benefícios que as pessoas terão ao participar do curso, desde que apliquem o que aprenderam em sua vida pessoal e/ou profissional.
Isso faz com que a atenção das pessoas se volte para o que o Facilitador tem a dizer e a ensinar. Assim, as pessoas ficam mais motivadas a prestar atenção e participar ativamente dos debates e das atividades. E claro, facilita a aprendizagem, que é o verdadeiro foco do treinamento.
Em geral, os participantes de qualquer treinamento têm algumas perguntas básicas em sua mente, tais como:
# Por que aprender isso é importante?
# Afinal de contas, isso serve para quê?
# O que eu faço com essas informações?
Então, uma das primeiras tarefas do Instrutor é deixar bem claro a resposta a essas perguntas e ajudar os participantes a tomar consciência da necessidade de aprendizagem.
Ao mostrar como o treinamento pode melhorar a vida das pessoas, o Multiplicador consegue despertar a atenção de seus ouvintes mais facilmente.
Promover práticas e troca de ideias
Ninguém aprende só ouvindo alguém falar, falar e falar. Mesmo que o conhecimento do Instrutor seja vasto e sua comunicação seja excelente, chega uma hora que o participante cansa de ficar ouvindo!
Em geral, aprendemos mais praticando e refletindo sobre a prática do que ouvindo e contemplando slides.
Imagine um treinamento sobre feedback em que o Instrutor somente discorre sobre o assunto, mas não dá a chance para os participantes exercitarem e testarem os métodos. Parece pouco efetivo, não?
Lembrando que as atividades em treinamento precisam ter um propósito claro, ligado à aprendizagem e ao tema proposto.
As pessoas também aprendem na interação e na troca de ideias desde que ela seja mediada com maestria, de forma organizada e focada. Isso exige tranquilidade, atenção plena e controle do tempo por parte do Instrutor.
Promover a troca de ideias confere um dinamismo ao treinamento, já que as pessoas pensam por si mesmas, fazem reflexões, dividem experiências com o grupo e participam ativamente ao invés de somente ouvir a exposição do Instrutor.
Além disso, debates bem conduzidos promovem a construção de saberes de forma sistêmica, já que várias cabeças pensam melhor que uma.
Pensar em soluções e não apenas em conteúdo
Uma ideia pode ser muito arrojada ou uma teoria pode ser muito interessante e até despertar muita curiosidade nas pessoas. Talvez os treinandos até se empolguem com o conteúdo transmitido.
No entanto, ao final da exposição, alguém pode se manifestar dizendo:
– A ideia é boa, mas na prática…
Muitas vezes, quando estamos na fase do planejamento e elaboração de um curso, nos deparamos com muitos conteúdos que são interessantes para nós devido à nossa pesquisa.
Mas uma coisa é gostar de um conteúdo. Outra coisa é ele ser útil para as pessoas. É bom prestar atenção para que os assuntos abordados não estejam muito desconectados da realidade dos treinandos.
Encantamos as pessoas quando aquilo que estamos ensinando consegue ajudá-las a resolverem questões práticas. Por isso é importante pensar em soluções e não apenas em conteúdo.
Se um Instrutor trabalha com Desenvolvimento de Lideranças por exemplo, além de se preocupar com os temas, poderá se perguntar: como posso ajudar meus alunos a liderarem melhor?
Dessa forma, o foco na solução pode fornecer um direcionamento mais efetivo e pragmático para o treinamento. E quão auspicioso e gratificante é ajudar as pessoas compartilhando conhecimento, contribuindo para que elas aprendam mais e tenham mais êxito em suas vidas e carreiras.
Espero sinceramente que essas dicas o ajudem a tornar seu treinamento ainda mais interessante e que você consiga resultados extraordinários como Treinador Empresarial.
Grande abraço, paz na mente e até o próximo texto.
Paulo R. Käfer
Instrutor da Formação de Multiplicadores – Facilitador Coach© com várias turmas realizadas pela MKaPlus, empresa especializada em ajudar instrutores e facilitadores a terem alta performance e realizarem treinamentos fantásticos.
Todos os textos do blog possuem direitos autorais. Cópia proibida.
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SEMPRE MUITO BOM SEUS TEXTOS, NOS TRAZEM REALIDADES QUE QUASE SEMPRE FICAM ESQUECIDAS NO MOMENTO MAIS CRUCIAL.
APROVEITO PARA PEDIR ALGUMAS DICAS DE COMO CONSEGUIR MAIOR APROVEITAMENTO, QUANDO É NECESSÁRIO TREINAR PRÁTICAS E CONCEITOS INDIVIDUALMENTE, O QUE É COMUM QUANDO TRATAMOS COM PEQUENAS EMPRESAS.
ESTAREI NA PRÓXIMA TURMA (41), MAS ANTES TENHO UMA MISSÃO NA EMPRESA QUE PRESTO SERVIÇOS, COMO NEGOCIAR, FECHAR CONTRATOS DE TRATAMENTOS ODONTOLÓGICOS, TENHO ALGUNS MATERIAIS E FERRAMENTAS QUE POSSO USAR, MAS SEMPRE É BOM DICAS DE QUEM DETÉM VASTO CONHECIMENTO NA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE TREINAMENTOS.
GRATO,
NELSON SERGIO PEREIRA.
Olá Nelson.
Que bom você gosta dos textos. E fico feliz que estará na turma 41.
Em relação a conseguir maior aproveitamento, cada caso é um caso e depende de muitas variáveis como o conhecimento que as pessoas possuem em relação ao tema / conceito / prática.
Uma boa ideia é começar a partir do que as pessoas já sabem. Nesse sentido, algumas perguntas relativas ao assunto no início podem ser bastante úteis para digamos, personalizar o treinamento.
E claro, o que é novidade ou desconhecido para as pessoas, é sempre bom apresentar de uma forma leve e interessante para elas, mantendo o foco na aprendizagem.
Aliás, uma boa pergunta a se fazer na fase do planejamento é: o que as pessoas precisam aprender para desempenhar melhor o seu trabalho? Esse questionamento pode dar um bom direcionamento à capacitação.
Obrigado pelo comentário e sucesso em seus treinamentos!
Prezado Paulo:
Seu artigo, além de conteúdo altamente relevante, chegou num momento certo, pois lemos quase que diariamente pelo Mundo Digital que devemos curar a “dor” de nossa audiência.
Pois bem, mas às vezes achamos que só o conteúdo teórico que temos pode causar essa “revolução” nas pessoas, porém se não a empoderarmos com as ferramentas corretas, elas terão apenas uma melhora e depois a recaída é certa.
Suas colocações são sábias, quando pede justamente isso, fazer com que os ensinamentos passem a fazer parte da pessoa, como se fossem seus cinco sentidos.
Parabéns pela iniciativa e muito obrigado, de coração.
Fortíssimo abraço
Nalberto
Olá Nalberto.
Fico feliz que você gostou do texto e achou o conteúdo relevante.
Aproveito também para agradecer seu comentário, excelente aliás. Suas palavras também servem de incentivo para eu continuar escrevendo.
Grande abraço e sucesso sempre.